PARADA OBRIGATÓRIA: CHECKLIST DE VIAGEM
Fazer um checklist, com tudo que deve ser levado em uma viagem, com antecedência nunca é demais. Este é um processo pessoal, que vai te ajudar a aliviar a ansiedade e se sentir mais segur@ e tranquil@.
Quando falamos dos preparativos de viagem, é melhor prevenir. Imagine chegar ao aeroporto e perceber que você esqueceu algo imprescindível, como documento, seguro, reserva de hospedagem, cartão de crédito, “dindim”, remédios, etc. Você até corre o risco de não poder embarcar no avião ou não entrar no país de destino… Ninguém merece!
A seguir, compartilho um checklist de viagem básico, com tudo que considero essencial para um bom planejamento, seja inverno, verão, meia estação, poucos ou muitos dias, nacional ou internacional. Você pode acrescentar, retirar ou substituir itens, de acordo com suas preferências e necessidades.
Checklist de viagem (nacional ou internacional) básico: o que devo levar?
Na pochete da barriguinha (doleira):
- Moeda estrangeira (dólar, euros ou outros)
- Moeda nacional
- cartão de débito nacional
- Cartão de débito internacional
- Cartão de crédito internacional
FOTO 1 DOLEIRA E MOEDA
Na Bolsa ou Mochila:
- Carteira com pouco dinheiro: para uma viagem internacional recomendo levar real (R$), caso precise usar nos aeroportos nacionais para pequenas compras ou refeição, e moeda estrangeira, procure levar ao menos, uns 50 euros ou outra moeda estrangeira dependendo do país, se possível, trocados (notas de 10/20 e moedas) para chegar até a sua hospedagem.
- Documentos pessoais:
- Passaporte
- Carteira de Identidade;
- Permissão Internacional para Dirigir (PID)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Cartão de saúde (convênio para viagens nacionais)
- FOTO 2 MEU PASSAPORTE
- Passagem aérea de ida e volta
- Receituário médico onde deve constar o nome do usuário, que deve ser assinado por profissional habilitado para medicamentos controlados.
- Bem-estar e higiene: pasta de dente, escova de dente, fio dental, enxaguante bucal, maquiagem, álcool gel, escova ou pente de cabelo, lenço umedecido, creme para mãos, caixinha com medicamentos para 2 dias seja medicação controlada ou outras (para dor de cabeça, enjôo, relaxante muscular etc…) para uso no avião.
- Óculos de grau ou lente de contato, óculos de sol;
- Tampões de ouvido, máscara de olhos para dormir e travesseiro de pescoço (para uso no avião). Lembrando que um pequeno travesseiro e um cobertor são entregues pela companhia aérea para uso na viagem internacional;
FOTO 3 FONE OUVIDO E TRAVESSEIRO PESCOÇO E ÓCULOS
- Lanchinho, bala, chocolate e chiclete; (nunca é demais)
- Celular, carregador e fones de ouvido
- Chave de casa deixe num bolsinho fechado na bolsa, mochila ou em uma das malas. (Se perder a querida não entra em casa na volta da viagem haha 😉
Que tipo de bolsa ou mochila levar?
Quanto ao tamanho, tem que ser uma na qual caiba tudo que você quer levar nos passeios diários. Daí, quanto ao modelo, a escolha é totalmente pessoal.
Particularmente, gosto daquelas bolsas que ficam atravessadas no corpo. Mas, atualmente, uso uma mochila grande por causa da máquina fotográfica e das lentes..
Na Bagagem de mão (de bordo)
Embora possa variar levemente segundo a companhia aérea ou voos lowcost, atualmente, a bagagem de mão deve ter de 8 a 10 kg em voos nacionais ou internacionais, o que pode mudar é a quantidade dependendo da tarifa da companhia aérea 1 ou 2 malas, confira estes detalhes antes de comprar a passagem. E as medidas máximas permitidas, normalmente, são: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade ou 115cm na soma das três partes.
FOTO 4 MALA DE MÃO
Confira o que levar:
- Seguro viagem, reservas de hospedagem, caderno de viagem, bilhetes de trem, comprovante de vacinas etc… Minha dica é colocar tudo isso numa pastinha plástica para ficar mais a mão, e guardar no bolso externo da mala ou se preferir, deixe tudo organizado no celular, dentro de uma mesma pasta.
- Lápis e caneta;
- Uma muda de roupa para alguma emergência (caso a mala seja extraviada, DEUS ME LIVRE);
- Máquina fotográfica e equipamentos afins;
- Remédios até o fim da viagem;
- Jóias (seja de baixo ou alto valor);
- Notebook, tablet ou laptop;
- “Pau de selfie”;
- Barbeador;
- Depilador;
- Chapinha
- Qualquer tipo de aparelho eletrônico.
FOTO 5 PÃO DE SELFIE, MAQUINA FOTOGRAFICA E TRIPE
Na bagagem despachada (de porão aquela que vai no compartimento de carga)
Na maioria das companhias aéreas, o peso limite é de 23 kg e as dimensões máximas são de 80cm de altura, 28 cm de largura e 50 cm de profundidade (ou 158 cm a soma de todos os lados) em voos nacionais ou internacionais, mas veja que dependendo da tarifa podem ser levadas mais malas de porão, inclusive algumas empresas aéreas em classe executiva a mala pode pesar até 32 kg, já em vôos low cost fica em média de 20 a 23 kg dependendo da tarifa.
FOTO 6 MALA PORÃO MEDIA
- Higiene: lixas para mãos e para pés, acetona, esmalte, algodão, alicate, cotonete, lâmina descartável, absorvente, absorvente interno, protetor solar, hidratante para corpo e rosto, xampu, condicionador de cabelo, sabonete, desodorante, perfume ou colônia, touca de cabelo, tinta ou tonalizante para cabelo, água oxigenada e pincel, creme de barbear
** Com raras exceções, as hospedagens oferecem, no mínimo, um sabonete, algumas delas xampu, condicionador, toquinha de cabelo, hidratante e outros carinhos.
- Maquiagem: base, pó facial, sombra e lápis/delineador para olhos, máscara para cílios, batom, lenço ou removedor de maquiagem.
- Kit de costura: agulha, linha, joaninha (alfinete de segurança) e tesoura
- Guarda chuva
- Adaptador universal
- Acessórios: chapéu, boné, cinto, prendedor de cabelo, gorro, protetor de orelha.
- Roupa íntima: sutiã, calcinha, body, cueca.
- Para dormir: pijama, camisola, robe e meia
FOTO 7 ROUPAS DE VERÃO
Vestuário e Calçados para cada estação:
VERÃO
- Vestuário: biquíni, maiô, saída de banho, sunga ou calção de banho, short, bermuda, saia, vestido, conjunto de 2 ou 3 peças de malha fina, calça, camiseta com ou sem manga, camiseta fina manga longa, camisa, peças esportivas, manta tipo pashmina e um casaco leve
- Calçados: chinelo de praia e para usar no quarto do hotel pode ser o mesmo, sandália, rasteirinha, tênis, sapatênis
PRIMAVERA
- Vestuário: um pouco mais quentinho que a roupa de verão, as peças não podem ser muito fresquinhas, meia nylon fio 15 para usar com vestidos, saias ou bermuda, suéter e cardigã finos, conjunto de 2 a 3 peças de malha, calça, camiseta com ½ manga, camiseta manga longa, camisa de tecido um pouco mais grosso, manta tipo pashmina e um casaco ou jaqueta um pouco mais grossa.
- Calçados: sandal boot, sapatilha, tênis, chinelo para usar no quarto do hotel, sapato fechado
INVERNO
- Vestuário: saia, vestido, calça, calça térmica, camiseta com e sem manga térmicas, casaco bem grosso (dizem que o de pena de ganso é quente e leve), manta, meia calça grossa fio 80, luva, suéter grosso ou mais fino, meias térmicas, capa de chuva plástica, se você não for alérgico a lã, com certeza este pelo é melhor para o frio ou você pode usar até três camadas de roupa.
- Calçados: chinelo para andar no quarto do hotel, bota para neve, sapatos com solado de borracha para não escorregar, tênis ou outro tipo de sapato quentinho com ou sem forro.
FOTO 8 ROUPAS DE INVERNO
OUTONO
- Vestuário: não tão quente/pesado como a roupa de inverno, não necessariamente roupas térmicas, a não ser que você seja muito “friorento”, saia, vestido, conjunto de 2 a 3 peças moleton, calça, camiseta com manga, camiseta manga longa, camisa, jaqueta, meia de nylon fio 20 ou mais, suéters, cardigan, trench coat, manta tipo pashmina, capa de chuva plástica.
- Calçados: bota, tênis, chinelo para usar no hotel, sapato fechado
Para sair à noite
- Sapato de salto ou sandália de salto ou não…..
- sapato ou sapatênis
- Bolsa pequena
- Uma roupicha com brilhos (por que não??? Adoro um brilho “high society” rsrsrs)
- Joias
- Calça e camisa social
Breves Conselhos…
- Não leve de jeito nenhum sapato novo sem uso, que precise amaciar, veja que você vai caminhar durante algumas horas e dor nos pés não combina com viagem.
- Não se esqueça do protetor solar para o corpo e rosto. E não, não somente para o verão, no inverno lugares com neve, acredite, podem te deixar mais torrado do que o sol de verão na praia.
- Aliás, cuide da sua hidratação durante toda a viagem. Além de beber bastante água, tenha sempre hidratantes para corpo e rosto, inclusive mãos, pés e boca. No inverno, até recomendo usar dois cremes diferentes (para o dia e para a noite) ou optar por um protetor solar com hidratante para o dia. Em Paris, em pleno mês de maio, estava muito frio e chuvoso (e olha que nem era inverno!), fiquei com a pele do rosto tão seca que parecia uma “uva passa” e meus lábios viraram um “craquelê” que quase sangrou. Não cometa esse erro!
E antes de organizar a sua mala, consulte uma página de previsão do tempo, como AccuWeather por exemplo, para ter pelo menos uma ideia aproximada do clima que está fazendo no seu destino à época da viagem.