Rotterdam, modernidade pós guerra

1 – Um pouco da história de Rotterdam

2 – Como chegar

3 – Como foi o clima em setembro

4- Onde se hospedar

5 – Quanto tempo ficar

6 – Free tour Rotterdam

6.1 – O que foi visitado

7 – Centro Comercial

8 – O distrito dos museus

9 – Que tal um passeio de barco pelo Rio Mass?

10 – Um bairro pitoresco: Delfshaven

11 – Onde comer

área traseira da estação central 

UM POUCO DA HISTÓRIA DE ROTTERDAM

A cidade de Rotterdam está situada na Holanda do Sul, e é a segunda maior e mais importante do País. Em 1270, uma barragem foi construída no rio Rotte, formando o coração de uma pequena vila de pescadores, onde hoje fica Rotterdam. A partir daí, o comércio e a navegação floresceram, permitindo seu rápido crescimento. 

Entre 1866 e 1872, a escavação do canal Nieuwe Waterweg ligou Rotterdam ao mar, tornando possível que a cidade se transformasse em uma metrópole verdadeiramente de classe mundial, antes disso era um pequeno porto desde o século XIV. Hoje é o porto mais importante da Europa. Porém, em maio de 1940, chegaria a devastação… Um bombardeio alemão destruiu quase todo o centro da cidade, assim como vários bairros próximos, em apenas 15 minutos. 

Mas, como dizem por lá, este povo não deixou a peteca cair e, logo após o final da Guerra, começaram a reconstruir a cidade, literalmente, das cinzas. Com muitíssimo esforço, Rotterdam se tornou a moderna cidade da qual podemos desfrutar hoje em dia.  

Como chegar a Rotterdam?

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\estação central rotterdam.JPG

Já que eu estava em Bruxelas para chegar a Rotterdam, preferi pegar o trem direto, porque, honestamente, o sobe e desce de malas em trens com baldeação (troca) é um esforço que ninguém merece. 

Partida: estação du Midi em BruxelasChegada: estação central de RotterdamTempo de percurso: 2 horas em trem diretoPreço: 19 euros por um intercity (ic)Onde comprar o bilhete: The Train Line

Se você estiver em Amsterdam na estação central pegue o trem para Rotterdam em média o percurso é de 45 min e o preço 32 euros ida e volta em média, se estiver a fim de poupar mais alguns euros, vá para a estação Amsterdam Sloterdijk e pegue o ônibus da Flixbus até a estação Rotterdam Central,  num trajeto mais demorado de 1h15min, a um preço de 13 euros ida e volta em média.

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\estacionamento de bicicletas estação central.JPG

A estação central de Rotterdam, renovada em 2014, é bem interessante, mas você não pode entrar nela se não tiver um ticket de metrô ou trem, infelizmente. Com tanto comércio legal, nem dá para dar um rolezinho. Olha só o estacionamento da estação é muuuita bicicleta, foi a cidade no sul dos Países Baixos onde vi o maior movimento de magrelas..

COMO FOI O CLIMA EM SETEMBRO

Minha visita a Rotterdam ocorreu de 17 a 23/09/2019 (06 noites) sendo que 03 dias fiz bate/volta para Den Haag, Delft e Utrecht. O clima variou bastante, normalmente sol, peguei somente 1 dia de chuva, apesar de que pela manhã e à noite fazia frio com bastante vento. Até tive que comprar uma blusa mais grossinha para não congelar.

ONDE SE HOSPEDAR? 

A primeira coisa que quis fazer ao chegar em Rotterdam foi largar as malas, então fui caminhando direto (ou meia perdida com o google maps) de encontro ao meu hotel. 

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\meu caminho da estação central para o hotel.JPG

Legenda: caminho entre a estação central e o hotel

Nesta ocasião, fiquei no Hotel Days Inn Wyndham City Center, logo que cheguei já pedi meu mapinha: 

Avaliação do Days Inn Wyndham City Center:Atendimento: BomEstrutura geral: Antigo, mas bem conservado, e de grande porte. Só acho que os elevadores deveriam ser reformados, estão bem caídos.Localização: muito boa, a umas 3 quadras da estação central e do centroQuarto: já deveriam ter trocado o carpete! O ar condicionado era muito bom e a TV funcionava bem. Cama confortável, banheiro bom (o único detalhe é que o box tinha a lateral aberta, então, ficava tudo molhado na hora do banho. Coisas de europeu, nem me pergunte por quê…) Limpeza: BoaCafé da manhã: Muito bom, amei as panquecasPreço: 83 euros diária para 1 pessoa com café da manhãEndereço: Schiekade 730Site: www.windhamhotels.com
C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\quarto hotel days inn city centre.JPG

Legenda: O quarto do caos, viajante é assim…)

QUANTO TEMPO FICAR?

Como você pode ver pelo mapa, Rotterdam não é tão grande como Amsterdam, em 3 noites tá de bom tamanho, ou ficar 4 noites e conhecê-la com muita calma, inclusive com bate e volta.

FREE TOUR ROTTERDAM 

Opções não faltam, tem muita coisa para ver e fazer em Rotterdam e recomendo planejar bem os seus dias para não deixar de aproveitar ao máximo cada atração. Antes um lembrete Rotterdam possui metrô, mas caso você fique hospedado no centro só precisará do mesmo para ir a Delfshaven.

Eu decidi começar minha visita fazendo um free tour pela empresa Buendia Tours. A experiência foi boa, mas acho que eles poderiam incluir a área dos museus neste passeio. 

Free tour pela Buendia Tours:Preço: dei 10 euros (freetour em espanhol)Duração: 2h30 Dia da semana: sexta-feiraSaída: estação central de Rotterdam às 11hComo reservar: pelo site oficial

6.1 – O QUE FOI VISITADO? 

O passeio guiado saiu da estação central e seguiu para a STADHUIS (Prefeitura), que fica na Rua Coolsingel, 40. Este belíssimo edifício em estilo Beaux Art possui influências bizantinas, romanas e art déco. 

FOTO DA PREFEITURA DE ROTTERDAM

A rainha Guilhermina lançou sua primeira pedra neste prédio em 1915, que foi um dos poucos a sobreviver ao bombardeio em 1940. Porém, suas paredes guardam, até hoje, muitos buracos de bala.

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\IMG_7364.JPG

Legenda: olha aí os buraquinhos ou buracões…

Depois da Prefeitura, entramos e saímos de algumas ruas centrais para nos dirigir para a GROTE OF SINT-LAURENSKERK (Igreja de Saint Laur), uma Igreja Protestante que, milagrosamente, conseguiu resistir parcialmente à guerra. 

À sua frente, encontra-se uma estátua de bronze do ilustre Desiderius Erasmus (1469-1536), teólogo e filósofo humanista, homônimo da Universidade da cidade e da ponte Erasmus.   

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\IMG_7370.JPG

Seguimos para o MARKTHAL, que é bem pertinho da Igreja, edifício futurista construído em 2014, com propósito residencial e comercial, que se destaca pelo formato de ferradura de cavalo. Dentro dele, você encontra um mercado com cafeterias, restaurantes, venda de produtos alimentícios e até um supermercado. 

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\exterior traseiro markthal.JPG

Realmente, é um prédio muito intrigante que vale a pena dedicar um tempinho para conhecê-lo. Uma dica: não deixe de observar as imagens no teto e nas laterais; elas vão mudando e o “espetáculo” é único. Este mural projetado pelo artista Arno Coenen, é considerado uma das maiores obras de arte na Holanda, mede 11.000 metros quadrados (quase dois campos de futebol).

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\decoração interna markthal.JPG

Bem na frente do Markthal, você também verá outra construção futurista: a estação de metrô chamada Blaak, que mais parece uma aeronave prestes a levantar voo. 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\22-09-2019 - roterdam\estação de metro e trem blaak.JPG

Bem pertinho do Markthal, nos dirigimos as KUBUSWONINGEN (as famosas Casas Cubo), a praticamente uma quadra de Markthal, uma delas é  casa-museu chamada Kijk-Kubus Museumwoning. Dentro dela, vemos todo um mobiliário feito à mão especialmente desenhado para uma casa inclinada. 

Ali também funciona em outras casas um hostel, um mercadinho, espaço para cursos e vááárias outras cositas. Eita, até perdi a conta de quantas casas eram… 

O projeto de arquitetura é do arquiteto Piet Blom, de 1984, e não tem como não avistá-las com aquela cor “amarelo cheguei”, é uma sensação única entrar neste lugar e vê-las ao longe é inusitado.. 

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\casas cubo.JPG

Praticamente ao lado das casas, fica a OUDE HAVEN, o antigo porto que, hoje, se transformou numa área fofa com restaurantes, cafés e uma vista linda para o rio Nieuwe Mass

Outro prédio que chama a atenção, nesta zona, é o WITTE HUIS. Ele foi o primeiro arranha céu construído na Europa, em 1898, com 43 metros de altura e design em art nouveau. 

Que tal este passeio bem diferente num barquinho-piscina de água quente? não nego fiquei com inveja rs… Eles o chamam de HotTug e pode ser alugado, o preço é salgado igual a água do mar, hottug.nl.

Voltando aos passeios, um pouco mais adiante, encontra-se o MARITIEN MUSEUM (Museu Marítimo) onde encontra-se exposto passado e presente de embarcações e tudo sobre o porto de Rotterdam. Terminado o city tour……..

FOTO DO MUSEU?

CENTRO COMERCIAL 

Ainda faltavam algumas regiões que eu queria conhecer. Então, segui para a KOOPGOOT, que é tipo um shopping center a céu aberto, ideal para um bom passeio ou compras. Ao seu redor, você encontrará uma enorme área comercial com todas as lojas possíveis e imagináveis da Europa. 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\17-09-2019 - roterdam\17-09-2019 rotterdam\IMG_6815.JPG

Ah, e não apenas da Europa… Afinal de contas, aqui também está presente a T.K.MAXX (cadeia de lojas de departamento americana). Para quem não conhece, é tipo um depósito não muito organizado com roupas, acessórios e coisas para casa. Normalmente,  artigos de grife são vendidos com preços mais em conta. O endereço fica na Binnenwegplei 27-29.

Gostei muito da loja Peek e Cloppenburg, que fica na Rua Hoogstraat 200 e vende roupas femininas, masculinas e infantis. Comprinhas mais caras de grife na DE BIJENKORF que fica na (Coolsingel 105): loja de departamento que vende as principais marcas de roupa, cosméticos, acessórios, decoração e eletrodomésticos. 

O DISTRITO DOS MUSEUS

No dia seguinte, fui ao MUSEUMKWARTIER (Distrito dos museus), passando por alguns exemplares como o HET NIEUWE INSTITUT (Museu de Arquitetura, Design e Cultura Digital).

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\museu da arquitetura.JPG

Perto desta instituição, está a HUIS SONNEVELD, uma das casas residenciais mais bem preservadas, no estilo funcionalista holandês (Het Nieuwe Bouwen),  

construída em 1933.

No entanto, o museu mais importante de Rotterdam é o BOIJMANS VAN BEUNINGEN. Este é um dos museus mais antigos dos Países Baixos, que foi inaugurado por volta de 1849, exibindo a coleção de arte particular do advogado Boijmans. Hoje em dia, mais de 1.700 colecionadores já doaram suas obras para este Museu, que vai desde a Idade Média até o século XXI. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\museum boijmans van beuningen.JPG

Mas adivinha???? Ele estava fechado para obras de renovação, então fui visitar o jardim atrás do Museu, lugar de muita paz, ideal para descansar e contemplar a natureza. 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\jardim ao lado do museu boijmans.JPG

Nessa época, encontrava-se em construção o anexo ao museu, um prédio que mais parece uma tigela prateada revestida de espelhos, e que cujo projeto abrigará em seu terraço um amplo espaço verde. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\IMG_6851.JPG

QUE TAL UM PASSEIO DE BARCO PELO RIO MASS?

Como Rotterdam é muito famosa pelo seu porto, fui para lá a pé do Museumkartier uma boa pernada e, depois de dar uma voltinha pela região, decidi fazer um passeio de barco. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\IMG_6876.JPG

Peguei o barco JAMES COOK que tem três andares e seu interior é imponente (mais parece um restaurante chique). Durante o passeio, percorremos o Rio Mass e desfrutamos de algumas boas vistas da parte sul e norte da cidade, apesar da quantidade imensa de containers (que fiquei enjoada de ver, porque nem tudo é perfeito…). 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\IMG_6906.JPG
Passeios no James Cook:Partida: Willemsplein, 85Preço: 13,95 euros pelo percurso de 75 minutos.Horários: variados conforme a épocaMais informações neste link. 
C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\IMG_6903.JPG

No caminho, cruzamos pelo transatlântico SS ROTERDAM, de 1958, que hoje não navega mais os 7 mares, mas costumava transportar pessoas até Nova York. Ele está ancorado no porto e possui um hotel, dois restaurantes e uma loja flutuantes. Ele pode ser visitado e existem alguns tours de, aproximadamente, 1 hora com custo de 12,95 euros (o mais barato). www.ssrotterdam.com

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\ss rotterdam.JPG

Também avistamos a ERASMUSBURG (Ponte Erasmus), de 1996, que conecta a parte norte à sul de Rotterdam, com 800 metros de comprimento. É muito linda e dá para fazer a pé! Com o dia nublado, a fotografia até parece em branco e preto, não é mesmo? 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\IMG_6879.JPG

Ao passar de barco pelo Parkhaven, avistamos a EUROMAST, torre construída em 1960 pelo arquiteto Maaskant, que hoje possui 185 metros de altura. Nela, funciona um hotel, um restaurante e se você tiver coragem pode descer de rappel. Além disso, dizem que a torre oferece vistas espetaculares de Rotterdam. Infelizmente, eu esqueci de subir a torre (normal de vez em quando acontece… hahahaha)

Visitas a Euromast:Endereço: Parkhaven, 20Entrada: 10,25 eurosHorários: de segunda a domingo das 09:30 às 22 horasMais informações aqui

UM BAIRRO PITORESCO

Depois do passeio de barco, ainda faltava conhecer o bairro de DELFSHAVEN. Para chegar até lá, usei o ônibus. Na parada, não lembro onde, mostrei o bairro no mapa e as pessoas me indicaram o número do ônibus. Super fácil, paguei o ticket direto ao motorista, 1 euro e pouco, apontei no mapa onde queria descer e o motorista me avisou quando chegamos, pronto…. 

Este bairro possui uma pitoresca marina e foi uma das poucas regiões da cidade velha que sobreviveu ao bombardeio de 1940. Nele, você também encontrará antigas destilarias, nem parece que estamos em Rotterdam mas em alguma cidadezinha do interior.

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\22-09-2019 - roterdam\bairro delfshaven (3).JPG

ARTE DE RUA EM ROTTERDAM 

Rotterdam também é a cidade da arte moderna e “loucurista”, assim como de muitos estilos de esculturas. Por onde você andar, verá váááários exemplos, como esses aí das fotos abaixo: 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\é uma igreja por incrivel que pareça.JPG

Legenda: Isso é uma  Igreja, é??????

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\18-09-2019 Rotterdam\17-09-2019 - roterdam\17-09-2019 rotterdam\IMG_6804.JPG

Este não tenho idéia do que seja

ONDE COMER? 

Restaurante Elliniko

Minha visita ao Markthal rendeu um almoço neste restaurante especializado em culinária grega. Só que eu acabei pedindo um “clubsandwich kip” (ou seja, saladinha, sanduíche e batata frita). Muuuito bom e custou 8,50 euros. No Markthal há uma média de 10 restaurantes com gastronomia para todos os estilos.

C:\Users\Claudia\Pictures\22-09-2019 - roterdam\IMG_7414.JPG

La Cazuela

Restaurante de cozinha mediterrânea ficava bem perto do meu hotel. Pedi um tagliatelle sanremes+bebida, que estava bem bom e custou 16,50 euros. Além disso, o estabelecimento é muito bem atendido. Anota aí o endereço: Provenierstraat, 38b. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\17-09-2019 - roterdam\restaurante la cazuela  tagliatelle san remes 16,50E.JPG

Trattoria La Borsa 

Localizado em pleno centro de Rotterdam, este restaurante foca na culinária italiana, principalmente massas e pizzas (deu pra perceber pelo nome, né? rs). Pedi meia porção de Fettuccini Alfredo e veio muuuita massa! Já a entradinha foi um pãozinho bem quentinho com uma manteiga saborizada com alho e um temperinho verde+bebida. Tudo isso custou 10 euros e foi maravilhoso! Se quiser experimentar, a Trattoria La Borsa fica na Rua Coolsingel, 117, bem no centro. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\trattoria la borsa fettuccini alfredo meia porção.JPG

Scharrels en Schuim

Perto da estação central, o forte deste restaurante é frango assado, só faltou a farofa, nunca imaginei encontrar este conterrâneo… Mas o que eu amei e até repeti duas noites foi a salada césar pequena, que leva alface romana, frango frito, anchovas, croutons, ovo cozido, queijo parmesão e molho césar, e vem acompanhada com 2 fatias de pão+bebida. Paguei 8,90 euros. O endereço fica na Lijnbaan, 36-42. 

C:\Users\Claudia\Pictures\18-09-2019 Rotterdam\17-09-2019 - roterdam\17-09-2019 rotterdam\schakrels en schuim.JPG

E o chocolate? Óbvio achei um muito bom com mousse de chocolate de recheio, da marca Godiva que estava bem mais barato num supermercado do centro de Rotterdam do que em Bruxelas. 

Bem, já é hora de ir me despedindo… Mas não sem antes te convidar a navegar pelo site oficial de Rotterdam (em inglês) para descobrir um pouco mais sobre esta cidade encantadora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *