ESPANHA
1 – REGIÃO DA CANTÁBRIA
2 – Pernoite em Madri
3 – como chegar a Região da Cantábria
4 – Villacarriedo, um palácio barroco no meio rural
4.1 – como chegar
4.2 – onde ficar
4.3 – onde comer
4.4 – percorrendo Vila Carriedo
4.5 – voltando a Santander
REGIÃO DA CANTÁBRIA
Não sei por que toda vez que ouço o nome CANTÁBRIA penso na Itália (isso acontece com você também???)… Mas não, aquela é a CALÁBRIA no Sul da Itália, a região acima, faz parte do norte da Espanha, situada entre o País Vasco e o Principado de Astúrias, na região autônoma cuja capital é a cidade de Santander.
Banhada pelo mar cantábrico, nesta região, encontramos praias e muitas cavernas, além de serras e montanhas. Aqui preciso citar o Parque Nacional de los Picos de Europa, super badalado, que recebe a visita de muitos europeus, seja para conhecer suas belas vilas medievais ou praticar esportes ao ar livre no inverno ou no verão.
O ideal é fazer esta região de carro para aproveitar ao máximo todas suas belezas e percorrer livremente o Parque Nacional. Porém, acabei viajando de ônibus e trem (partindo de Madrid), por isso, infelizmente, tive que tirar do meu roteiro algumas regiões mais remotas, pois, logisticamente ficavam impossíveis de realizar.
Entre o final de agosto e o início de setembro de 2019, consegui percorrer cinco 5 cidades. Resultado? “Paixonei” e espero voltar lá de carro um dia para completar o roteiro original!
Fiz o seguinte esqueleto de viagem para a Cantábria:
- Villacarriedo – 1 noite
- Santander – 4 noites + bate-volta para Puente Viesgo
- Santillana del Mar – 3 noites + bate-volta para Comillas
No decorrer do post, vou te explicando melhor como cheguei a cada cidade e como organizei os bate-voltas.
PERNOITE EM MADRI
Mas já vou te dando uma dica: se você é como eu que fica cansad@ de passar mais de 10 horas em um avião do Brasil para Europa, resolvi passar uma noite em Madrid antes de seguir para Cantábria, pois seria outra peregrinação para chegar à primeira cidade Villacarriedo…..
Neste caso, pernoitei no Hotel Madrid Chamartín Managed da Rede Meliá Hotels International, um 3 estrelas que fica a duas quadras da estação Chamartín. Ideal para já seguir viagem cedinho no dia seguinte. No quadrinho abaixo, compartilho minha breve avaliação da hospedagem:
Hotel Madrid Chamartín ManagedEstrutura: parece recém reformado, decoração bonita, com dois elevadores, piscina e um pequeno restaurante;Atendimento: BomLocalização: Boa, se você for pegar trem na estação Chamartin, fica praticamente ao ladoQuarto: amplo, limpo e confortável, cama boa, TV e ar condicionado.Café da manhã: Boa qualidade, porém, básico. Preço: diária de 57 euros para 1 pessoa com café da manhãEndereço: Calle de Mauricio Ravel, 10site: melia.com |
Dei uma saidinha no final da tarde para caminhar e avistei estas 4 torres, que são de um complexo financeiro localizado ao longo do Paseo de la Castellana.
FOTO TORRES
À noite, fiz um lanchinho no pequeno restaurante do hotel; um suco com sandwich-club de frango e batata frita, que custou 10 euros e estava muito gostoso.
COMO CHEGAR A REGIÃO DA CANTÁBRIA
Bem cedinho, no dia seguinte, peguei meu trem com destino a Santander para, logo, fazer baldeação para Villacarriedo.
Trajeto de Madrid a SantanderSaída: estação ferroviária de Chamartin – MadridDestino: estação de Santander – CantabriaTempo de percurso: 4 horasPreço: 24 euros ida – Alvia (trem de alta velocidade)Onde comprar: site da Trainline |
VILLACARRIEDO, UM PALÁCIO BARROCO NO MEIO RURAL
COMO CHEGAR
Chegando à estação de trem de Santander, atravessei a rua para ir à estação de ônibus (que fica em frente, no subsolo), onde peguei o dito cujo para Villacarriedo.
Desci na parada de ônibus de Villacarriedo, que fica na rua mesmo, e peguei a esquerda na Avenida de Los Escolápios. Andei uns 700 metros, mais ou menos, puxando a malinha até chegar ao hotel. Ufff! E por falar em hotel….
Onde ficar em Villacarriedo?
Então, amo Palácios e Castelos, principalmente se puder me hospedar neles por um preço mais camarada. Por isso, em Villacarriedo, decidi me hospedar no Palácio de Sonanes, um belíssimo exemplar barroco de 1718, construído em pedras por um arquiteto italiano contratado por Juan Antonio Diaz de Arce. Atualmente, pertence à rede Abba Hotels e possui classificação de 4 estrelas superior.
Palácio de SonanesEstrutura: luxuosa, muito cômodo, decoração elegante com cores modernas, chama atenção sua escadaria e longas colunas (só achei o teto um pouco estranho, meio que não combinava com o resto). Ah, e tem elevador! Quarto: excelente tamanho, cama, TV, ar condicionado e banheiro com banheiraCafé da manhã: sinceramente, esperava um pouco mais, principalmente pelo fato de haver um restaurante no local. Gostaria de ter apreciado petiscos diferentes e caseiros, infelizmente não foi este o casoPreço: diária de 86 euros para 1 pessoa, com café da manhã incluído. Endereço: Barrio Camino 1Site: abbahoteles.com |
ONDE COMER
Apesar do café da manhã um pouco decepcionante, o restaurante Irino do Palácio de Sonanes é muito bom e serve refeições maravilhosas. À noite, lanchei uma ensalada russa com lagostim (tipo uma maionese de batata) e, no almoço, um solomillo de ternera com batatas fritas e pimientos asados (file mignon e pimentões assados bem docinhos).
PERCORRENDO VILA CARRIEDO
O Escritório de Turismo fica no caminho para o hotel, no prédio do Ayuntamiento (Prefeitura), na Plaza Jacobo Roldan Losada nº 1 (segundo andar). Abre de segunda a sexta, de 08h às 15h, na verdade Villacarriedo é tão piquitita que nem precisa de mapa… mas ela está no mapa.
Agora sim, passemos à caminhada pelas ruas e belezas de Villacarriedo… Quase ao lado do Palácio de Sonanes, fica o Colégio de Los Padres Escolápios, que conta com uma pequena Igreja, ambos construídos em 1746. Nesta instituição, estudaram vários personagens ilustres de Cantábria e o colégio continua funcionando, só que seu nome foi mudado para Colegio Calasanz.
Situada nos Valles Pasiegos numa zona rural com a cor verde em esplendor é atravessada pelo Rio Pisuena. Os primeiros assentamentos que se estabeleceram neste local remetem ao ano 1000 d.C.
Fiquei pouco tempo, mas foi suficiente para me encantar por esta bucólica região, com muito verde em suas pradarias, situada nos Valles Pasiegos e atravessada pelo Rio Pisuena. Saí a caminhar sem rumo definido para contemplar suas belas construções antigas, floridas, com tudo muito organizado e limpo. Ai, fugir um pouco das grandes cidades lotadas de turistas é um alívio para o corpo e para a alma.
Não sei por que, mas se há uma coisa que me chama a atenção são as SACADAS (ou BALCÓNES, como dizem os espanhóis). Aquele espaço extra, seja na sala ou nos quartos, que pode ser feito em vidro, ferro, trabalhado em gesso, mármore e por aí vai…. Olha aí embaixo, não é uma formosura, mesmo caindo aos pedaços????
VOLTANDO A SANTANDER
Voltei para Santander de ônibus, a parada em Vilacarriedo fica na rua principal do lado oposto de onde desci, e paguei a passagem direto ao motorista. No próximo post, compartilho tudo que pude conhecer na capital da Cantábria, Santander. Dá um pulo lá!