1 – Como chegar a Puente Viesgo
2 – O que visitar:
2.1 – Escritório de Turismo
2.2 – Hotel Balneário
2.3 – Via Verde do Rio Pas
2.4 – Cavernas
2.5 – Onde comer
ONDE FICA PUENTE VIESGO
Como te contei lá no post sobre Santander, aproveitei minha visita à cidade para fazer um bate/volta até a cidade de Puente Viesgo. Assim como Villacarriedo, ela é encantadora e bem fofa, e também se localiza nos Valles Pasiegos, porém, está mais perto de Santander e é banhada pelo Rio Pas.
COMO CHEGAR
Não existe trem até Puente Viesgo.
VISITAS EM PUENTE VIESGO
Escritório de Turismo
Quando desci do ônibus, logo à esquerda, me deparei com uma ponte que leva a rua principal (quase única rsrs..) onde no final fica a IGLESIA DE SAN MIGUEL (2), que fica numa esquina. Reconstruída no ano de 1948 em estilo românico, possui uma planta retangular e três naves. Em seu interior, contemplamos a escultura de um Cristo em pedra de Jesus Otero, lembra deste escultor lá em Santillana del Mar?
Do seu lado esquerdo, fica a CASONA DE FUENTES PILA (3), sede do Ayuntamiento (Prefeitura) e do ESCRITÓRIO DE TURISMO. Este prédio foi projetado em 1928 por Don Javier González Riancho, em estilo regionalista montanhês e com um jardim muito convidativo.
FOTO DA ARVORE
Legenda: Amei esta árvore me parece um chorão….. mas não tenho certeza.
Hotel Balneário
Voltando um pouco para trás, logo ao sair da ponte à esquerda, chegamos ao lugar onde, por volta de 1766, funcionavam as antigas casas de banho de propriedade da família Corcho, em torno dos mananciais de águas com minérios medicinais.
Já em 1862, neste mesmo local, foi construído um Hotel Balneário (1) com influência inglesa, o qual se tornou famoso após a chegada do trem pela via férrea, recebendo inúmeras personalidades. Em 1990, Manuel Pérez Mazo, empresário da hotelaria, o transforma no GRAN HOTEL BALNEÁRIO PUENTE VIESGO, modernizando-o e adequando-o aos novos conceitos de estabelecimento termal a nível internacional.
Em 2003, foi construído, um complexo enorme pertencente ao Hotel, com jardins, piscina, área de jogos ao ar livre e outros espaços destinados ao tratamento da saúde e beleza com águas quentes sulfurosas, assim como um restaurante. tirar este quadradinho o hotel não tem visitas
VIA VERDE DO RIO PAS
Um pouco antes do Gran Hotel, à sua direita, você verá um caminho asfaltado paralelo ao rio: esta é a VIA VERDE DEL PAS (6). Durante uma gostosa caminhada por ela, encontrei aquela estação de trem onde as personalidades chegavam para banharem-se no Balneário. Já na frente, encontra-se uma locomotiva de uso industrial chamada Reyerta (5), que remete a lembranças de um passado não esquecido pelos moradores da região.
Mais adiante à direita, cheguei a uma pontezinha, atravessei para o outro lado e percorri o caminho das pedras na lateral do rio. Ali você verá pedras brancas meio esburacadas, que parecem diretamente trazidas da lua… Estranhas, diferentes, mas que geram belos cartões postais.
Foto+
Legenda: Você também consegue ver a cara de um cachorro ou sou só eu???
CAVERNAS
Como eu comentei em posts anteriores aqui do blog, a Cantábria é uma região repleta de CAVERNAS (8) e, aqui em Puente Viesgo, você pode visitar duas declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2008. Abri mão deste passeio, porque optei por conhecer a Cueva de Altamira. Com um pouquinho de disposição, dá para ir a pé, pois elas ficam a menos de 2 km do centro da cidade.
A primeira e mais importante é a CUEVA DE EL CASTILLO, onde se encontram desenhos do paleolítico superior com evidências arqueológicas de 41.000 anos. Nela, predominam os desenhos de bisontes e 78 mãos documentadas em suas paredes.
A 600 metros da primeira cueva, fica a CUEVA DE LAS MONEDAS, na qual, além dos desenhos de animais, podem ser vistas formações calcárias, como finas estalactites e estalagmites, que possuem em torno de 12.300 anos e foram descobertas em 1903 por Hermilio Alcalde del Río.
Além destas duas cavernas que podem ser visitadas internamente, Puente Viesgo conta com outras duas que não estão abertas à visitação: a Cueva de La Pasiega (1911) e a Cueva de Las Chimeneas (1952).
Se quiser saber mais sobre as Cavernas de Cantábria e como visitá-las, não deixe de clicar aqui.
ONDE COMER
Almocei no restaurante La Unión, especializado em cozinha mediterrânea e espanhola. Pedi um menú del dia que estava muito bom! O endereço fica na Carretera General, nº. 18, e sugiro fazer reserva antes de ir para garantir a sua mesa. O que pedi: de prato principal, um solomillo de ternera a la plancha (tipo um contra filé grelhado) com batata frita; e de sobremesa, a tarta de la abuela (torta da vovó) com chocolate, biscoitos e creme amarelo. Quanto custou: 14 euros.
Depois de um dia bem bucólico e delicioso em Puente Viesgo, chegou a hora de voltar para Santander. Peguei o ônibus do lado oposto ao que desci; tem uma parada com telhadinho (não tem erro) e o bilhete pode ser comprado direto com o motorista (mas se preferir, pode comprar as passagens de ida e volta antecipadas pelo site da Alsa).
Quer saber um pouquinho mais sobre Puente Viesgo? Então, não deixe de dar um pulinho nesta página do site oficial de Turismo em Cantábria, onde você encontra todas as informações necessárias para desfrutar sua visita a esta encantadora cidade.