Den Haag, cidade da moça com brincos de pérola

PANORAMA DE DEN HAAG

Haia é o nome em português desta cidade do interior da Holanda, embora eu prefira chamá-la pelo “original” em neerlandês: Den Haag. Não faltam lugares interessantes para visitar, mas você precisa saber, de antemão, que eles estão beeem espalhados. Só para ter uma ideia, são 34 museus, Palácios, Tribunais e ainda tem mar. 

Você disse mar? Siiim, Den Haag é banhada pelo Mar do Norte e tem um grande calçadão de uns 4 km… Mas pode respirar aliviad@, porque o tram nr. 1 te leva a todos espaços turísticos. 

Antes de aprofundar-me em todas as belezas e atrativos desta cidade, façamos uma breve pausa para um tiquinho de conhecimento. Den Haag é a terceira maior cidade dos Países Baixos e sede do Governo do País (embora a capital seja Amsterdam). Os Países Baixos são uma democracia parlamentar, na qual os cidadãos escolhem os seus representantes, mas, ao mesmo tempo, é uma monarquia constitucional. Pois é, tem rei e tudo… “But” quem governa são os Ministros, com um Primeiro Ministro como chefe.

COMO CHEGAR 

Fui visitar a cidade em um domingo, lá pelo fim de setembro, e o trajeto foi o seguinte: COLOCAR O QUADRADINHO 

saída: estação ferroviária central de Rotterdam

Destino: estação central Den Haag

Tempo de percurso: 30 minutos

Preço: 12 euros ida e volta

Onde comprar o bilhete: nas máquinas de auto-atendimento da estação de Rotterdam

Caso você esteja em Amsterdam vá para a estação central e pegue o trem para Den Haag, o bilhete custa 24 euros em média ida e volta, num percurso de mais ou menos 1 hora.

Ao chegar na estação de Den Haag, me chamou a atenção seu desenho futurista, todo em vidro, com alguns trams entrando dentro da mesma. Tipo o desenho dos Jetsons, lembra, não sei se é do seu tempo, mas dá uma pesquisada.  

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\dentro da estação de trem.JPG

LOJA DE INFORMAÇÕES

Para ir ao The Hague Info Store (THIS)  – saí reto da estação e segui até a Rua Spui 68, no máximo 3 quadras. Ali, me deparei com um complexo bem contemporâneo de prédios brancos e envidraçados, na entrada um inusitado banco metálico em espiral. 

FOTO

Além do escritório de turismo, neste endereço também funciona a nova STADHUIS ( Prefeitura – (175), obra do arquiteto americano Richard Meier, concluída em 1995.

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\prefeitura nova  e sofá em metal na lateral fica o oficio de turismo.JPG

Como sempre, pedi os mapinhas e me preparei para começar a jornada em Den Haag. 

Mapa turístico de Den Haag centro: 

INCLUIR FOTO DO MAPA

Ao sair da Prefeitura, em vez de pegar a direita, me enganei e peguei a esquerda. Tudo bem, isso acontece e até ganhei uma recompensa, já que a visão foi essa belezura aí embaixo, a NIEUWE KERK (5) – Nova Igreja). Ela foi a segunda a ser construída em  Den Haag, em 1649, e hoje é lugar para eventos e concertos. 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7067.JPG

EM DIREÇÃO AO CENTRO

Voltei ao caminho correto e me dirigi à Praça HET PLEIN SQUARE, na qual se encontra a estátua de Guillermo de Orange, aquele que comentei lá no post de Delft. Embora esta Praça esteja rodeada de prédios medievais, atrás deles, observamos muitas construções modernas, ambas convivendo harmoniosamente. Uma visão meio estranha, mas muito bonita, que inclusive não aparece nesta fotografia rss…. mas aparece na outra ahhh

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7072.JPG

    hiiiii… fiquei devendo a foto com os prédios contemporâneos

Num dos cantos desta praça, fica o Museu Mauritshuis e, ao lado, a entrada de um dos lugares mais interessantes e únicos que já vi: o BINNENHOF – (1). Ali, há mais de 500 anos, encontra-se um complexo de prédios do Parlamento e outros órgãos governamentais dos Países Baixos, sendo que o mais antigo foi construído durante o século XIII. Dá uma olhadinha nas fotos:

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7080.JPG

Legenda: Portão de entrada

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\binnenhof (2).JPG

Legenda: Fonte neogótica que representa o rei Willem 2

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\binnenhof.JPG
C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7069.JPG

tem várias fotos veja o que quer fazer

Um dos prédios mais importantes do Binnenhof fica no nr. 11 é a RIDDERZAAL – 10: câmara alta/primeira (em neerlandês, eerste kamer) e câmara baixa/segunda (tweede kamer), onde encontra-se o salão dos cavaleiros e nele o trono do rei onde o mesmo faz um discurso no dia do Princípe (Prinsjesdag), quando são apresentados os planos de governo para o próximo ano. Esta construção fica no fundo do complexo, com uma entrada que mais parece a arquitetura de uma Igreja. 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7091.JPG

Já no nº 17, ao lado do Mauritshuis e desde 1982, encontra-se o Gabinete do Primeiro Ministro, numa torre mais conhecida como HET TORENTJE (a Pequena Torre). FOTO

Visita C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7076.JPG

Não sei o que é mais apaixonante: a cidade ou o quadro de Johannes Vermeer, “Moça com brinco de pérola”, que visitei no MUSEU MAURITSHUIS – (38). A obra é super conhecida no mundo todo (mais ainda depois do filme que comento no post de Delft), fiquei deslumbrada. Só ao vê-la com meus próprios olhos, pude perceber toda a inocência, pureza e encantamento que ela transmite. FOTO

Algumas “teorias” dizem que a moça foi uma figura imaginária do pintor (é, eu sei que é difícil acreditar…). Chamada também de ‘Mona Lisa do Norte’, porque a garota fica olhando para o espectador, não importa onde ele esteja. E vou te falar uma coisa: se você a olhar por muito tempo, com certeza, vai construir uma história para ela e com certeza vai achar que ela existiu. 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\20-09-2019 - Den Haag\moça com brinco de pérola de vermeer no museu mauritshuis.JPG

O Museu Mauritshuis foi construído a mando de João Maurício de Nassau, que chegou a governar a região nordestina (sim, o Nordeste do Brasil), durante o século XVII, após a chamada “invasão holandesa” no Brasil. Pausa para uma curiosidade: Nassau tinha um vínculo tão particular com o Brasil que chegou a ser apelidado de “o Brasileiro”.

Com arquitetura classicista e interior em estilo francês luxuoso, este museu possui aproximadamente 800 obras. E só para variar, entrei e o prédio estava em obras (*ri e chora…). Felizmente, consegui visitar dois andares, nos quais estão expostas algumas obras de Rembrandt, como seu auto-retrato e a lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp. Além de inúmeras obras de Paul Rubens, Van Dick e outros mestres flamengos e holandeses. 2 FOTOS

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7113.JPG
C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\sala museu mauritshuis.JPG
C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\20-09-2019 - Den Haag\foto tirada de dentro do museu mauritshuis.JPG

Legenda: fotinho tirada da janela do Museu. Não ficou demais??

Descendo pela lateral do museu, me deparei, do meu lado esquerdo, com um belíssimo cartão postal de Den Haag: a vista do HOFVIJVER, um lago artificial que banha a parte detrás do Binnenhof. 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\20-09-2019 - Den Haag\lago hof vijver.JPG

Logo adiante, atravessei a Tournooiveld e fui para o MUSEUMKARTIER, a Quadra dos Museus. No dia do príncipe, na terceira terça-feira de setembro, a carruagem de ouro passa pela LANGE VOORHOUT – (4), a caminho do Salão dos Cavaleiros. Nesta rua, contempla-se  belos prédios, como embaixadas e instituições culturais. Então, como eu sempre digo, ande por aí e descubra seus cantinhos favoritos.  

No nº. 74 da Lange Voorhout, você encontrará o MUSEU ESCHER – (49), que funciona no antigo Palácio Lange Voorhout. Nele, são exibidas inúmeras obras do artista gráfico holandês M. C. Escher, um mestre da ilusão de ótica.

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\museu escher.JPG
C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7128.JPG

Legenda: Ainda não descobri que monumento é este, mas não é incrível??

Já no nº. 54 da mesma rua, encontramos o luxuoso 5 estrelas HOTEL DES INDES – (14). Com 132 anos de existência, já hospedou muitas celebridades, entre elas Mata Hari (o que será que ela fazia por lá? dançava ou espionava?). 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\hotel des indes.JPG

Os Palácios de Den Haag 

Continuando a maratona, peguei a esquerda em direção à Parkstraat, a atravessei e entrei na Heustraat. Caminhei reto até a Noordeinde, que é super fácil de identificar, porque há vááárias coroazinhas (como a da foto abaixo) distribuídas pela rua.  

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\rua hoogstraat.JPG

No nº 68 desta rua, fica o PALÁCIO NOORDEINDE – (6), que é bem simples se comparado com outros palácios, até mesmo na Holanda. Desde 2013, este é o lugar de trabalho oficial do Rei, Guilherme-Alexandre e não está aberto a visitação. Já a residência da família real é o PALÁCIO HUIS TEN BOSCH, fica um pouco afastado e também não pode ser visitado em seu interior, somente os jardins. 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7145.JPG

Ah, mas dá para conhecer o Jardim do Palácio (Paleistuinen – (7). Basta ir até o final da rua, dobrar à esquerda na Hoge Wal, andar um pouquinho e entrar à esquerda na Prinsessewal. Aqui você encontrará a entrada do jardim, que está sempre aberto ao público e fica bem próximo dos Estábulos Reais

Da Hoge Wal, andei mais uma quadra até a Mauritskade e entrei na primeira à esquerda (a Alexanderstraat) por dentro do parque. Logo, atravessei a PLEIN 1813 (Praça – (9), onde fica o monumento da independência da Holanda, em comemoração à vitória na batalha de Waterloo sobre Napoleão Bonaparte, em 1815. Foto do caminho para o Palácio da Paz.

Continuando, peguei a esquerda e fui até o final do parque, virei à direita na Scheveningseweg e segui até o VREDESPALEIS (Palácio da Paz – (11). Esta construção abriga o tribunal permanente de arbitragem, o tribunal internacional de justiça das nações unidas, a academia de direito internacional de Haia e uma biblioteca. C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\peace palace.JPG

Até gostaria de ter entrado para conhecer pelo menos o jardim, mas, por algum motivo, não estavam permitindo visitas internas ao Palácio ou ao lindo jardim naquele dia. Daí, já viu, fiquei só na vontade… 

Nesta região até dá para ver um pouco dos canais de Den Haag, que inclusive possui menos extensão do que as outras cidades dos Países Baixos. FOTO

MAPA DA PRAIA

PRAIA DE SCHEVENINGEN

Na frente do Palácio da Paz, cruzando a rua um pouco mais à direita, tem uma parada de tram. Não esperei quase nada para pegar o tram nr. 1, paguei direto ao motorista (desculpe, não lembro o valor exato, mas foi, no máximo, uns 2 euros) e desci na Geversdeynoot Plein. 

De um lado desta praça, há um cassino e, do outro, o GRAND HOTEL AMRATH KURHAUS – (13), hotel 5 estrelas de luxo erguido em 1818 por arquitetos alemães, possui restaurante, spa e salão de beleza e uma galeria de arte. Quanto ao restaurante dei uma espiadinha no cardápio e nem é tão caro, tem sanduíches por 9,50 euros e para ficar olhando a vista, acho que vale o gasto. Pode ser feito um tour histórico no primeiro e terceiro domingo de cada mês para conhecer o hotel internamente assim como ouvir sua história..

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\frente hotel kurhause.JPG

Desci pela lateral entre o hotel e o Shopping Palace Promenade, e pronto, dei de cara com a PRAIA DE SCHEVENINGEN. Mas vou te falar a verdade: pelo menos para o meu gosto, o mar não é nem um pouco bonito e achei a praia parecida com as praias americanas. 

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7172.JPG

Por outro lado, o calçadão é ótimo, cheeeio de comércio e muita gente, pelo menos no verão e vale uma caminhada. Como fazia bastante calor, aproveitei para tomar um sorvetinho. 

Legenda: Área de trás do Hotel.

C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\vista do pier do calçadão e hotel.JPG

Você também verá um PIER – (15) bem longo em cima do mar, com uma roda gigante, um bar e um bungee jump. E aí, se anima a experimentar a descida??? 

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\bumgu jump.JPG

ONDE COMER

De tanto andar, é claro que uma hora tive que repor energias. Felizmente, na rua lateral do Hotel des Indes, a Denneweg 59 A, encontrei o restaurante La Fenice Venetian, especializado em culinária italiana. Ali, pedi o menu do dia: de entrada uma sopa de aspargos das melhores que já tomei e o prato principal, uma massinha simples com sobremesa e bebida paguei de 18 a 20 euros, não lembro bem o valor exato.

. C:\Users\Claudia\Pictures\PAISES BAIXOS 2019\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7134.JPG

C:\Users\Claudia\Pictures\20-09-2019 - Deen Haag\IMG_7138.JPG

Mas também existem várias outras opções de restaurantes espalhados pela cidade, para todos os gostos e orçamentos. 

HETHARINGHUISJE na Vissershavenweg 66 www.hetharinghuisje.nl tipo fast food com pratos e lanches perto da praia – econômico

Se você aprecia comida chinesa, o bairro de Chinatown fica no centro da cidade no nr. 2 do mapa no centro de Den Haag.

RESUMINDO: DEN HAAG MERECE MAIS QUE UM “BATE E VOLTA”

Bem, vou ser sincera, Den Haag mereceria uma visita com mais tempo, tem muita coisa interessante para ver e as atrações estão bemmmm esparramadas pela cidade, apesar dos preços serem bem carinhos. Por isso, minha sugestão é, se possível, pernoitar aqui e desfrutar dos muitos monumentos e belezas históricas com mais calma. Acho que você não vai se arrepender, de repente até pega uma prainha geladinha, será??? 

ONDE FICAR 

Decidiu pernoitar para conhecer mais profundamente a cidade? 

de repente colocar num quadradinho categoria – nome/endereço – o que tem no hotel – o que tem no quarto/tamanho e preços

luxo – MOVENPICK HOTEL THE HAGUE na Paleisstraat 5 no centro – quartos: de 1 até 3 pessoas de 22 a 35m² com café da manhã e jantar (opcional) – com ar condicionado, máquina de café, frigobar. No hotel: restaurante, bar, elevador, estacionamento pago, lavanderia

confortável – IBIS DEN HAAG CITY CENTRE – na Jan Hendrikstraat nr. 10 no centro – Quartos duplos a quarto família de 1 a 4 pessoas de 21 a 42m² com café da manhã e ar condicionado. No hotel: bar/restaurante, elevador, estacionamento pago, lavanderia.

econômico – KINGKOOL THE HAGUE CITY HOSTEL na Prinsegracht nr. 51 no centro  – possui camas em dormitórios à quartos privativos para até 4 pessoas com 25m², sem café da manhã,   – No hotel:  com cozinha compartilhada

Apesar de ter feito uma verdadeira maratona incansável, quase consegui esgotar todos os monumentos e pontos turísticos, e o que faltou ficará para a próxima. Vou te mostrar só algumas idéias do que mais tem para ver:

4 dicas “extras” do que fazer em Den Haag

1.HAAGSE MARKET: um mercado público com flores, comidinhas e até roupas, que funciona às segundas, quartas, sextas e sábados, de 9h às 17h. O mercado fica na Herman Costerstraat e, para chegar, basta pegar o tram nº.6, que sai do centro. Dá para conferir fotos e mais detalhes no site deles

2. DE HAAGSE TOREN: este é daqueles prédios para desfrutar de uma vista privilegiada da cidade, bem lá de cima. Fica na Rijswijkseplein e possui 42 andares de apartamentos, mas a vista é do bar no último andar (que é pago). Para chegar à torre, você pode escolher entre as linhas de tram nº. 1, 9, 15 ou 16 (todas passam pelo centro). 

MAPA ZONA INTERNACIONAL

  1. ZONA INTERNACIONAL: comece pela VN VLAGGENPARADE – (12), um desfile de 200 bandeiras hasteadas: Haia + nações unidas e países participantes da ONU. Um pouco mais abaixo, está o WORLD FORUM – (80), um espaço para congressos, eventos e teatro. Aqui você também encontrará uma área com três museus: o KUNSTMUSEUM DEN HAAG – (57) visita por 16 euros aberto todos os dias das 10 às 17 horas exceto segunda-feira, exemplo de prédio em art déco com 160.000 obras de arte. O FOTOMUSEUM – (58) aberto de terça a domingo das 11 às 17 horas entrada por 10 euros e o MUSEON – (60) museu de ciência e cultura voltado para crianças, visita por 14,50 euros aberto de terça a domingo das 11 às 17 horas. Algumas propostas legais para o público infanto-juvenil são: o OMNIVERSUM – (23), teatro e cinema, e o PLANET JUMP – (35), parque de atividades para a gurizada. Para ver toda esta região você pode pegar o tram nr. 1 ou 16.
  2. MADURODAM – 22: Eu já tinha ido à Mini Europe em Bruxelas, então preferi não gastar novamente, apesar de que neste parque as miniaturas são somente da Holanda e não de toda Europa como o Parque de Bruxelas. Se quiser visitar, funciona de segunda a sexta, das 11h às 17h e sábados e domingos, das 10h às 18h. Para chegar, é só pegar o tram nº 9 no centro. Os bilhetes custam a partir de 16,50 euros e você pode conferir mais informações aqui.  

E, vai chegando a hora de me despedir… Mas, antes, quero te convidar a navegar no site oficial de Den Haag para não deixar de incluir este encanto de cidade no planejamento da sua próxima viagem. 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *