Lembretes para lembrar

“LEMBRETES PARA LEMBRAR”

PASSAPORTE
Verifique se o seu passaporte não está vencendo, caso contrário entre no site da polícia federal para confeccionar um novo.

CARTÃO INTERNACIONAL
Para habilitar os cartões de crédito internacionais para gastos fora do país, e reservas/compras em sites internacionais, dependendo do banco há várias formas para realizar esta liberação, seja através de ligação telefônica, aplicativo, terminal de autoatendimento ou internet.

VISTO
Caso o país que você vá visitar exija visto de entrada já aqui no Brasil, o melhor é prevenir do que remediar, pelo menos 6 meses antes da viagem contate as representações consulares, no site www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos, principalmente se for para os Estados Unidos da América visto este bem burocrático e demorado.

VACINA
Verifique no site www.gov.br/anvisa clique em tirar o Certificado Internacional de Vacinação para saber se o país a visitar o exige, ou ligue para o consulado/embaixada de destino situado no Brasil veja os telefones no mesmo site do visto.

DOCUMENTOS

  • Fotografar todos os documentos no celular ou levar cópia impressa, veja que a cópia não substitui o original.
  • O meio mais seguro é andar com cartões, passaporte e dinheiro na doleira ou guardar em outros locais que pode ser o cofre do quarto do hotel ou dentro da mala fechada com cadeado, aí a escolha é sua.

MEDICAMENTOS

  • Leve medicamentos que você está acostumado a tomar no Brasil para algum pequeno imprevisto: cólicas, má digestão, dor de cabeça, relaxante muscular, etc…
  • Levar a quantidade necessária de medicamentos para todos os dias da viagem e uma percentagem a mais (por via das dúvidas), para doenças em tratamento e não se esqueça de levar a prescrição médica, todos devem viajar na mala de mão.

AEROPORTO
Para viagens internacionais chegue no mínimo com duas (2) horas antes do voo e para viagens nacionais 1h30. Não esqueça de somar o tempo de trajeto da sua casa/hospedagem até o Aeroporto. Deixe separados à mão o passaporte e as passagens de avião.

C MBIO:

  • Euro e dólar ou cartão de débito, melhor comprar no Brasil em bancos ou casas de câmbio, se quiser leve real também, sim, casas de câmbio na Europa, também trocam real.
  • Olhe sempre o valor de COMPRA da moeda não a venda, é você que está comprando, inclusive anote o valor do câmbio de moedas estrangeiras como florim húngaro, coroa dinamarquesa etc… em sites de venda aqui no Brasil para não chegar ao local “perdidão” sem ter uma base da cotação da moeda.
  • Aeroportos, estações de trem e hotéis no exterior normalmente tem um valor mais caro para venda da moeda, então se puder prefira comprar nas casas de câmbio ou bancos do centro da cidade.

TRANSPORTES

  • Trens, trams e ônibus os bilhetes, normalmente, devem ser validados, dependendo do país na entrada no veículo ou na própria estação, e em alguns países na saída também como é o caso da Holanda.
  • Nunca de uma de esperto e tente andar em transportes “de grátis”, principalmente na Europa, você pode pagar um preço caro por isto, com multas altíssimas, fora a vergonha de ser parado e confrontado por fiscais.

HOSPEDAGEM

  • Antes da viagem envie um email para a(s) hospedagem(ns) reservada(s) para confirmar que sua reserva para as datas marcadas esta correta.
  • Por via das dúvidas deixe sempre a mala fechada no quarto da hospedagem com cadeado e não deixe pertences de valor à vista.

REFEIÇÕES

  • Melhor sempre fazer reserva em restaurantes, principalmente na janta se o mesmo for um local “badalado” e no almoço também.
  • Supermercado/delicatessem são pequenos estabelecimentos normalmente estão no centro das cidades.

HORÁRIOS

  • Consulte sempre os horários comerciais do local onde você quer ir, na Europa normalmente nada funciona 24 horas, as vezes os horários são bem restritos, principalmente nos finais de semana, então informe-se no site do local, exemplo: restaurantes podem abrir somente para almoço, somente para jantar ou ambos.

TÁXI

  • Todo país tem aplicativo de transporte seja o uber, taxify ou cabify caso necessite, na Europa, a mãozinha não funciona como no Brasil ou nos Estados Unidos da América, necessita ligar para o serviço de táxi. No Google tradutor o bonequinho acenando leva você para o serviço de uber. Detalhe importantíssimo: alguns aplicativos não aceitam dinheiro então você deve cadastrar o cartão de crédito internacional.

TAX FREE

FURTO OU PERDA
Deu algo errado, você foi furtado ou perdeu algo? Não se desespere não vai ajudar, se houver um policial por perto contate-o ou vá a uma delegacia fazer a ocorrência, você pode pedir ajuda no hotel ou no Escritório de Turismo. No caso de passaporte perdido ou roubado procure embaixadas ou consulados, tente primeiro contato por telefone ou email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *